Você está com pressa para conquistar seus sonhos?

426

A Pressa

Certa ocasião, um esgrimista resolveu procurar um Mestre samurai para aprimorar sua habilidade no manejo da espada. Chegando para o treinamento, foi logo perguntando:

- Mestre, quanto tempo levarei para aprender o que você tem para ensinar?

O Mestre calmamente fitou o candidato a discípulo dentro dos olhos e perguntou:

- Você está com muita pressa em aprender?
- Sim, Mestre! - disse o esgrimista. - Quanto tempo levarei?
- Você está mesmo com muita pressa em aprender? - tornou a perguntar o Mestre.
- Claro, Mestre!!! Repetiu o candidato, já em tom de impaciência. - Quanto tempo, Mestre?
- Você está realmente com tanta pressa? - Mais uma vez arguiu o Mestre.
- Já disse que sim, Mestre. Não vamos perder tempo com isso... Quanto tempo, Mestre?
- Oito anos! - Respondeu o Mestre.
- O que? OITO ANOS? - Exclamou, muito desapontado, o esgrimista - Nossa, Mestre... Imagina então se eu não estivesse com pressa, hein? Aí então que demoraria mesmo... Quanto tempo não levaria, não é Mestre?
- Aí seriam cerca de dois anos - concluiu o Mestre.

A pressa é inimiga da...

...realização! A perfeição também é inimiga da realização. Feito é melhor que perfeito. Mas a pressa pode tornar o caminho para o sucesso longo e árduo.

Achou confuso tudo isso? Eu explico!

Quando alguém tem muita pressa para chegar logo a um determinado estágio - seja da profissão, seja da realização pessoal ou qualquer área da vida - deixa passar despercebidas oportunidades que poderiam ser "atalhos" para se chegar aonde se quer, ou até mesmo caminhos diferentes que levariam a resultados também diferentes, mas que dariam igual ou maior sucesso.

Curtir cada passo de uma jornada é tão ou mais importante do que o "chegar lá". E aqueles que "chegam lá" mais rápido não conseguem perceber a "beleza do caminho" e, consequentemente, não curtem a beleza do resultado.

Isso em nada tem a ver com "dê tempo ao tempo" - frase esta que deve ser banida de sua retórica se você almeja ser alguém de sucesso. O importante é planejar aonde se quer chegar, saber que serão longas etapas e curtir - e comemorar - cada avanço conquistado. Só assim a avaliação do seu desempenho poderá ser monitorada de forma a corrigir eventuais erros de percurso - ou até mesmo de planejamento.

Então, estabeleça sempre prazos exequíveis - a qualquer que seja seu objetivo. E coloque "pausas" para avaliar o andamento do processo!

É isso aí!

Bom feriadão para você e sua família.

Abraços com +Atitude

do ZEPPA!

 


Curtir cada passo de uma jornada é tão ou
mais importante do que o "chegar lá"
Marcio Zeppelini