Como você encara a derrota?

424

O Desafio

Numa floresta havia 3 leões. Um dia, o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:
- Sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem 3 leões entre nós. Qual deles deverá ser o nosso rei? Proponho um desafio: Os 3 leões deverão escalar a Grande Montanha. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis.

A Grande Montanha era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. Mas o desafio foi aceito pelos felinos. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a escalada.

O primeiro tentou. Não conseguiu. O segundo tentou. Foi derrotado. O terceiro tentou. Não conseguiu, também foi derrotado. Nesse momento, uma águia sábia e experiente pediu a palavra:
- Eu sei quem deve ser o rei!!

Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.

- É simples - confessou a sábia águia - Eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.

O primeiro leão disse: Montanha, você me venceu!
O segundo leão disse: Montanha, você me derrotou!
O terceiro leão também disse: Montanha, você foi mais forte que eu... por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu o seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.

- A diferença - completou a águia - é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota, e quem pensa assim é maior que seu problema e é rei de si mesmo. Está preparado para ser rei dos outros.

Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão, que foi coroado rei entre os reis.

A derrota faz parte do sucesso.

Nenhum grande líder, nenhum ser humano na história ou qualquer pessoa de grande sucesso teve êxito em tudo o que fez na vida. Caíram e se levantaram, erraram e consertaram, foram derrotados e não abaixaram a cabeça.

A derrota faz parte do caminho do sucesso. É aquela máxima: "a derrota de uma batalha não significa perder a guerra". Ser perdedor hoje faz parte de sua vitória amanhã.

Então, se algo não deu muito certo nos últimos dias, não desanime. Perceba o que pode ser melhorado para que você vença e cresça nas próximas "batalhas". Verifique seus erros, em especial aqueles que têm a ver com "falta de preparo" e, da próxima vez, esteja mais "armado" para as armadilhas que você encontrará em sua andança.

E, assim, com derrotas alguns dias, vitórias em outros, dá-se o caminho do crescimento, do sucesso. O importante é jamais baixar a cabeça, jamais desistir!

Tenha um excelente final de semana!

Beijos com +Atitude, abraços com sabor de vitória!

Marcio Zeppelini

 

    Ser perdedor hoje faz parte
    de sua vitória amanhã.
    Marcio Zeppelini